5 coisas que você precisa planejar antes de iniciar uma obra

5 coisas que você precisa planejar antes de iniciar uma obra

Saiba mais sobre 5 coisas que você precisa planejar antes de iniciar uma obra

Construir a tão sonhada casa própria é o sonho de muitos brasileiros. De acordo com pesquisa realizada pela QuintoAndar, junto ao Datafolha, 87% dos brasileiros compartilham esse sonho, colocando-o à frente até de estabilidade financeira, planos de saúde, religião, filhos e casamento, segundo a pesquisa.

Não é à toa que o número de pessoas que vem adquirindo a independência do aluguel também vem crescendo. Hoje em dia, 7 em cada 10 brasileiros já vivem e imóvel próprio, apontou outra pesquisa do QuintoAndar com o DataFolha.

Por outro lado, muitos ainda não conseguiram dar os primeiros passos rumo à realização desse sonho ou estão começando agora a planejar essa aquisição. Se você é uma dessas pessoas que ainda não construiu o próprio imóvel, mas está pensando na ideia, é preciso se atentar a alguns pontos importantes para não ser pego de surpresa durante a obra e desistir da construção.

Por isso, no texto de hoje, vamos te apresentar os 5 principais passos que você deve tomar antes de iniciar uma obra. Confira!

 

1) Escolha do terreno

O primeiro passo depois de tomar a decisão de construir seu imóvel, é escolher o terreno onde você vai construir. Essa escolha vai determinar muitos outros passos a seguir, por isso é importante fazer a escolha do local com calma e avaliando todos os critérios, como:

 

  • Localização: É importante analisar se o bairro escolhido para fazer a construção é um bairro de qualidade, com saneamento básico adequado, infraestrutura satisfatória, etc. Além disso, é importante analisar se fica próximo a pontos que você visita com frequência, como, por exemplo, o trabalho, a escola dos filhos, entre outros. E ainda, se existe comércio no local, como supermercados, padarias e outros lugares que você vai frequentar bastante.

  • Tamanho do lote: O tamanho do lote é outro ponto importante a ser analisado. Se você possui filhos crianças, por exemplo, vai precisar de um lugar mais espaçoso, de preferência com uma área de lazer para o entretenimento das crianças, etc. Já se pretende morar sozinho(a) ou apenas com o parceiro(a), pode optar por um terreno menor.

  • Desnível: O desnível em relação à rua é outro ponto a se analisar. Você precisa identificar se o terreno possui caimento com sentido para rua ou contrário a ela. Um engenheiro pode te ajudar a verificar.

 

Nessa fase, ainda não é necessário se preocupar com a terraplanagem e nivelamento do solo. Essas são etapas que fazem parte da preparação do terreno para o início da obra, que virá mais à frente.

 

2) Documentação

Após a escolha do terreno, partimos para a aquisição dos documentos necessários para a realização da obra.

Cada cidade possui suas orientações e normas específicas. Porém, alguns documentos básicos são solicitados pela maioria das prefeituras, como o Alvará de Construção, documentos pessoais do proprietário, escritura e registro do terreno.

O município também faz a cobrança de algumas taxas para emissão do alvará, por isso é importante verificar as normas de construção da sua cidade e conferir, junto aos órgãos municipais reguladores, quais as diretrizes e documentos exigidos para a construção.

É importante se atentar também para os documentos emitidos após a finalização da obra, como o Habite-se, que libera a edificação para uso. Sendo assim, após verificar todos os documentos exigidos pelo seu município, o próximo passo para a construção do imóvel é contratar um profissional que irá elaborar o projeto para aprovação.

Seguir todos esses passos é de extrema importância, afinal, começar obras sem a correta documentação em mãos pode acarretar em multas e até notificação para demolição do imóvel no futuro. Portanto, não se esqueça desses pontos.

 

3) Contratação do arquiteto

Contratar um arquiteto para acompanhar a obra deixou de ser uma exceção e vem sendo cada vez mais comum em quase todas as construções. Isso porque o arquiteto, ao contrário do que muitos pensam, não fica responsável apenas pela elaboração do projeto, mas também para a emissão de documentos importantes solicitados pela prefeitura, como, por exemplo, o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

Portanto, contar com um arquiteto durante a construção é mais do que necessário. Esse profissional tem ainda o conhecimento necessário para apresentar as melhores soluções de acordo com as suas necessidades, conciliando as características do terreno escolhido, com o que foi idealizado pelo proprietário.

Sem contar ainda nas vantagens do projeto arquitetônico. Afinal, ter um projeto todo desenhado por um arquiteto, indicando os tipos de iluminação da residência, a posição de interruptores e tomadas e todas as características construtivas do imóvel, incluindo os acabamentos de todas as superfícies, gera uma baita eficiência à obra e evita que problemas futuros aconteçam no local, devido a instalações equivocadas.

 

4) Planejamento

Antes do início da obra é preciso planejar tudo que acontecerá durante sua execução, para que todas as ações fiquem dentro do orçamento e prazo iniciais, evitando, assim, gastos imprevistos com alongamento do prazo e adicionais de mão de obra.

Portanto, é importante que se faça um cronograma bem detalhado de tudo o que será feito na obra, com a duração de cada etapa da edificação, desde a fundação até os detalhes do acabamento.

 

5) Orçamento

Por fim, o orçamento é uma das partes mais importantes no planejamento de uma obra e deve ser feito logo após o cronograma. Nele, é preciso conter todos os custos envolvidos, desde o começo até o término da construção, como:

 

  • Mão de obra;

  • Material utilizado;

  • Estoque de materiais e equipamentos;

  • Locação de equipamentos;

  • Preparação do terreno;

  • Regularização;

  • Licenciamento;

  • Entre outros.

 

Contratar um arquiteto ou engenheiro para fazer o orçamento é uma ótima opção, pois esses profissionais possuem conhecimento da maioria dos custos envolvidos na obra, garantindo, assim, mais agilidade e tranquilidade para os proprietários.