Perfuração escavada e hélice contínua: quando usar cada uma delas?

Perfuração escavada e hélice contínua: quando usar cada uma delas?

Saiba mais sobre Perfuração escavada e hélice contínua: quando usar cada uma delas?

Quando falamos em fundações, não estamos falando de um único e exclusivo serviço. Existem várias modalidades de fundações no mercado, sendo, cada uma delas indicada para determinado tipo e condições de obra. Entender as diferenças entre cada uma delas é fundamental para garantir a segurança e infraestrutura necessárias para a construção.

No artigo de hoje, nós vamos te explicar as diferenças entre os dois tipos de fundações profundas mais utilizadas no mercado: perfuração escavada e hélice contínua.



TIPOS DE FUNDAÇÃO

Antes de falarmos sobre a estaca escavada e hélice, é importante entendermos que existem duas categorias de fundações: as superficiais e as profundas.

As fundações superficiais, também chamadas de rasas ou diretas, são aquelas em que a profundidade de escavação é inferior a 3 metros, sendo mais empregadas em casos de cargas leves, como residências, ou no caso de solo firme.

O baldrame, sapata, bloco e radier são alguns tipos de fundações que se enquadram neste modelo.

Já quando estamos falando de construções maiores, como edifícios, nos quais os esforços do vento se tornam consideráveis, e/ou nos casos em que o solo só atinge a resistência desejada em grandes profundidades, a fundação superficial já não é suficiente para conter toda a carga do imóvel, sendo necessária alguma fundação profunda, nesse caso.

Os formatos mais recomendados de fundação profunda, capazes de sustentar edifícios de grande porte, são as estacas hélice contínua e escavadas.



Estaca escavada x Hélice Contínua: entenda a diferença

Tanto a estaca escavada, como a hélice contínua, são fundações profundas, indicadas para construções de grande porte, nas quais o solo se encontra acima de lençol freático.

Portanto, se a construção for realizada acima ou próxima de solos com níveis de água elevados ou com alguma instabilidade, obrigatoriamente, terá que ser utilizada uma dessas fundações.

Mas como escolher entre a escavada e a hélice?

Como explicamos, ambas atendem as condições de grandes construções, com alta carga de estrutura e próximas de regiões aquáticas. Entretanto, a hélice contínua se apresenta como um tipo de fundação mais completa, já que ela realiza o processo de concretagem simultaneamente ao processo de fundação, gerando mais produtividade à obra.

Além disso, a Hélice Contínua conta também com monitoramento eletrônico em toda a sua execução, controlando a profundidade da perfuração, utilização de concreto, nivelamento do equipamento de perfuração, entre outros indicadores importantes para uma perfeita execução, apresentando todos esses dados em tempo real ao responsável técnico da obra, permitindo, assim, maior eficiência e controle de danos no processo.

Por outro lado, a perfuração escavada, apesar de não apresentar esses diferenciais, também atende às mesmas necessidades e possui um custo inferior à estaca hélice contínua.

Portanto, a escolha entre as duas vai ser feita com base no potencial orçamentário do cliente e também sob a orientação do responsável técnico pela obra.



Indicações de uso

Como explicamos, a estaca escavada e hélice contínua são fundações profundas que são indicadas para:

  • Projetos que exigem alta carga de estrutura;

  • Terrenos com índices elevados de resistência;

  • Terrenos muito moles;

  • Solos com níveis de água elevados ou com alguma instabilidade.



Vantagens dessas fundações:

  • Alta produtividade;

  • Cumprimento dos prazos estipulados;

  • Baixa vibração em terrenos vizinhos;

  • Adaptabilidade aos vários tipos de terrenos;

  • Perfuração mais rápida; (característica exclusiva da hélice)

  • O processo de concretagem acontece simultaneamente; (característica exclusiva da hélice)

  • Processo monitorado com tecnologia que permite acompanhamento em tempo real de todo o serviço (característica exclusiva da hélice)