Sondagem do Solo: previna sua obra contra esses 4 problemas

Sondagem do Solo: previna sua obra contra esses 4 problemas

Saiba mais sobre Sondagem do Solo: previna sua obra contra esses 4 problemas

A sondagem do solo é uma técnica amplamente utilizada e considerada essencial para a execução de qualquer projeto de construção.

Porém, apesar da sondagem do solo auxiliar (e muito) no desenvolvimento das obras e ser um pré-requisito à fundações, ainda existe uma grande resistência em realizar esta análise, principalmente em obras de pequeno porte. Entretanto, é comprovado que as sondagens possibilitam a execução de projetos mais econômicos e assertivos, já que evita que a obra seja superdimensionada devido aos seus cálculos precisos.

Isso ocorre porque a sondagem do solo garante a coleta de informações sobre as características geotécnicas e geológicas do terreno - identificação e classificação das diferentes camadas do solo, nível do lençol freático, a capacidade de carga ou resistência do solo em várias profundidades, entre outras - possibilitando que sejam adotadas as soluções mais adequadas para aquele tipo de solo, garantindo, sobretudo, a segurança das construções e prevenindo contra os eventuais problemas que possam surgir durante ou após o término da obra, como:

  1. Escolha de fundações inadequadas;
  2. Surgimento de gastos imprevisíveis;
  3. Desabamentos e deslizamentos;
  4. Problemas estruturais e rachaduras.

Neste texto, exploraremos estes quatro problemas extremamente comuns que podem ser prevenidos por meio da realização da sondagem do solo, destacando a importância desta prática para o sucesso da sua obra!

1. Fundações inadequadas

Fundações inadequadas são um dos principais problemas que podem ocorrer em projetos de engenharia e construção. A fundação é a base sobre a qual uma estrutura é construída, sendo responsável por transmitir as cargas da edificação para o solo de forma segura e estável. Quando as fundações são inadequadas, diversos problemas podem surgir, comprometendo a estabilidade e a segurança do projeto!

Ao realizar a sondagem do solo e utilizar esses dados para dimensionar as fundações, evitam-se problemas graves, como recalques excessivos, instabilidade estrutural e falhas nas fundações. Dessa forma, a estabilidade e a segurança da construção são garantidas, protegendo o investimento realizado e preservando a segurança e o bem-estar das pessoas que utilizarão o espaço construído.

Saiba mais sobre os tipos de fundações e como escolher a mais adequada para sua obra.

2. Gastos imprevisíveis

A falta de informações geotécnicas precisas pode levar a gastos imprevisíveis durante a execução de um projeto de construção. Sem conhecer as características do solo, podem surgir imprevistos durante a obra, exigindo ajustes ou medidas corretivas que não foram inicialmente planejadas. Isso acarreta em custos adicionais, atrasos no cronograma e possíveis problemas de qualidade.

A sondagem do solo fornece dados cruciais para uma estimativa mais precisa dos custos desde o início do projeto. Com base nessas informações, é possível considerar todos os fatores relevantes e tomar decisões embasadas. Logo, ao compreender a resistência do solo, sua capacidade de carga, a presença de lençóis freáticos e outras características, torna-se possível prever as necessidades de escavação, contenção, reforço ou outros procedimentos necessários para garantir a estabilidade da construção.

Assim, é possível evitar surpresas financeiras desagradáveis ao longo da sua obra, permitindo um melhor planejamento dos recursos e minimizando os riscos de estourar o orçamento.

3. Desabamento e deslizamentos

Terrenos instáveis ou com propensão a desabamentos representam um risco significativo para qualquer projeto de construção. A sondagem do solo desempenha um papel crucial na identificação de camadas geológicas instáveis, como solos argilosos ou presença de lençóis freáticos elevados, que podem levar a deslizamentos de terra.

Ao realizar a sondagem, é possível determinar a profundidade e a extensão dessas camadas problemáticas e, com estas informações em mãos, os engenheiros podem projetar medidas de estabilização e contenção apropriadas para evitar desabamentos e proteger a integridade da estrutura. Essas medidas podem incluir:

  • utilização de técnicas de drenagem;
  • construção de cortinas de contenção;
  • emprego de estacas ou outros elementos que garantam a estabilidade do terreno.

A sondagem do solo, em conjunto com o estudo topográfico do terreno, também permite identificar áreas de risco, onde a construção pode ser inviável ou requerer medidas especiais para mitigar os problemas geotécnicos. Desta maneira, são evitados riscos de colapsos, desabamentos e danos às estruturas, garantindo a segurança dos moradores e a durabilidade do empreendimento.

4. Problemas estruturais e rachaduras

As características do solo podem afetar diretamente a estabilidade e o desempenho das estruturas.

Por isso, com base nos dados obtidos na sondagem, os engenheiros podem projetar as estruturas de forma adequada, levando em consideração todas as condições do solo, incluindo a definição de elementos de suporte necessários, como pilares, vigas e lajes.

Ao considerar as informações geotécnicas durante o projeto, evitam-se problemas estruturais, como falhas de elementos de suporte, colapsos e deformações excessivas. Além disso, auxilia no controle de recalques diferenciais, que podem causar rachaduras e fissuras nas estruturas devido a movimentações do terreno.

Portanto, investir na sondagem do solo e na escolha adequada das fundações é fundamental para evitar problemas futuros e garantir a estabilidade, a segurança e a durabilidade da sua construção!

Não deixe de conferir os diferenciais da WAP Fundações!

Com mais de 20 anos de experiência no mercado da construção civil, a WAP é especializada em oferecer excelência em fundações, proporcionando estrutura, qualidade e segurança para qualquer empreendimento. Além disso, nossa equipe realiza uma série de serviços complementares antes, durante e após o processo de fundação para garantir que este aconteça com total eficiência, evitando prejuízos e atrasos em sua obra.