Como construir cada cômodo de uma casa?

Como construir cada cômodo de uma casa?

Saiba mais sobre Como construir cada cômodo de uma casa?

Como construir cada cômodo de uma casa?

 

Quando falamos em construção de um imóvel, é necessário todo um planejamento para executar cada parte da obra. Isso porque cada cômodo de uma casa requer serviços distintos, tendo, cada um deles, um grau de complexidade diferente.

 

Por isso, é importante se planejar e entender como funciona a etapa de construção de cada ambiente para poder dividir a obra de maneira correta, começando pelas áreas mais complexas, até chegar nas mais simples, otimizando, assim, o tempo do serviço.

 

Descubra já como deve ser a construção de cada cômodo da casa!

 

1. COZINHA

Ao fazer o planejamento de uma obra, o primeiro cômodo a levar em consideração é a cozinha, já que esse ambiente é considerado o mais complexo de se planejar, por envolver diversas áreas de trabalho. Portanto, necessita de um excelente projeto hidráulico.

 

Para dar início a construção da cozinha, o primeiro passo é definir 5 zonas gerais para a área. São elas:

1. pia — cuba e armários;

2. preparação — ilhas e bancadas;

3. cozimento — forno e fogão;

4. armazenagem — eletrodomésticos e utensílios;

5. despensa — geladeira e armários.

 

O mais recomendado é que as zonas da pia, do cozimento e da despensa estejam interligadas, pois essas áreas geralmente são utilizadas em conjunto. Para posicioná-las, o projeto mais comum é o triangular, por permitir o melhor aproveitamento do espaço e deixar tudo mais funcional.

 

 

2. QUARTO

 

Após a cozinha, partimos para o planejamento dos quartos. Esses, são menos elaborados, entretanto, assim como qualquer outro cômodo, também exige uma atenção no planejamento.

 

Um dos pontos importantes a se considerar no planejamentos dos quartos é a questão da incidência solar. O sol forte pela manhã pode comprometer a função básica do cômodo, que é garantir conforto e um bom descanso. Portanto, esse ponto precisa ser avaliado por um arquiteto, para que o ambiente seja construído de forma a não ser comprometido pelo sol.

 

Para isso, é necessário ter em mente qual a incidência de luz natural que você quer para o cômodo. Geralmente, a região leste da casa costuma ser mais agradável quando se trata de conforto térmico.

 

Assim que definir o local, basta estudar a melhor posição para a janela e a cama. Todos os detalhes são importantes, então já pense em como irá disponibilizar os móveis para não ter erros.

 

 

3. BANHEIRO

 

O banheiro é mais uma área que dá um pouquinho mais de trabalho, pois, assim como a cozinha, precisa de bons projetos hidráulico e elétrico.

 

Você já deve ter passado pelo processo de aprender como trocar resistência de chuveiro, não é mesmo? Esse é um dos motivos para contar com profissionais capacitados para garantir instalações seguras e de ótima qualidade, além de evitar prejuízos com manutenção depois que a obra já estiver pronta.

 

A primeira coisa a ser feita no banheiro é distribuir as instalações que ficam no interior das paredes, como os pontos de água, esgoto e eletricidade. Na sequência, é hora de cobrir as paredes e nivelar o piso (vale lembrar que o cômodo exige pisos antiderrapantes.

Depois, é só instalar as louças sanitárias para finalizar o acabamento. Nos casos de banheiros muito pequenos, pense muito bem em como fazer a decoração nesse ambiente para que ele pareça maior, dando atenção no projeto de iluminação e na instalação de espelhos, por exemplo.

4. SALA DE ESTAR

Por fim, temos a sala de estar.

Se no seu projeto de construção a sala de estar é integrada à sala de TV, aqui vai uma sugestão: foque sempre no posicionamento da televisão, é esse ponto que vai garantir o melhor conforto visual e acústico no cômodo. O mais recomendado é posicioná-la a uma distância de pelo menos 80 cm do sofá.

Em casos de sala pequena, considere diminuir o tamanho do monitor para garantir o equilíbrio no campo visual. Lembre-se: quanto maior for a tela, mais distante a TV deve ficar em relação aos sofás. Para complementar a dica para melhorar o clima de conforto no ambiente, invista em pisos mais quentes, como madeira ou laminado, e foque no projeto de iluminação.

Fazer uma boa escolha de cortinas e persianas também é muito importante, uma vez que favorece o conforto térmico na sala, garantindo o aconchego para o seu projeto. Prefira peças discretas e de cor neutra para não correr o risco de sobrecarregar o décor.