Fundação além da estaca: conheça os diferenciais da WAP

Fundação além da estaca: conheça os diferenciais da WAP

Saiba mais sobre Fundação além da estaca: conheça os diferenciais da WAP

A fundação é uma das etapas mais importantes no processo de construção civil. É através dela que construímos a estrutura necessária para suportar o peso dos materiais que serão instalados sobre o solo, durante a construção de casas, prédios, viadutos ou qualquer grande edificação.

Sabemos também que existem vários tipos de fundações, sendo cada uma delas indicada para uma situação diferente. Clique aqui e conheça os tipos de fundações e suas indicações.

Mas o que muita gente talvez não saiba é que ao contratar o serviço de fundação, o cliente não está contratando uma empresa para ir até o local da obra e simplesmente executar a perfuração. Pelo menos aqui na WAP não é assim que acontece. Nossa equipe realiza uma série de outros serviços antes, durante e após o processo de fundação para garantir a eficiência, qualidade e segurança em todas as etapas do trabalho.

No texto de hoje, nós vamos te explicar esse passo a passo do que é feito quando um cliente contrata a WAP para realizar o serviço de fundação, mostrando os diferenciais que destacam a nossa empresa frente à concorrência. Confira!

O processo de fundação é dividido, principalmente, por 4 etapas: iniciação, planejamento, execução e encerramento. Em cada uma delas é realizada uma série de serviços importantes para garantir que a perfuração aconteça com total eficiência, evitando prejuízos e atrasos na obra.

Confira como acontece cada etapa de fundação pela WAP:

 

1) INICIAÇÃO

Antes de iniciar, de fato, a perfuração, a equipe WAP realiza os seguintes procedimentos:

  • Entendimento do projeto técnico: Fazemos uma análise da quantidade de estacas que serão necessárias, as profundidades e diâmetros dos furos, entre outros pontos importantes que precisam ser definidos antes do início da perfuração.

  • Avaliação de sondagem do solo;

  • Recomendações técnicas;

  • Avaliação do supervisor para checar se o espaço está correto, se a espessura, diâmetro e profundidade da escavação estão dentro do padrão adequado, etc.

 


2) PLANEJAMENTO

Na segunda etapa é realizado o planejamento do serviço. Aqui, nossa equipe vai realizar:

● Visita Técnica ao local da obra: para avaliar dimensões do espaço e características do terreno;

● Checklist preliminar de obra: que tem o intuito de avaliar as necessidades da obra como, por exemplo: terraplenagem feita e nivelada, ferragem presente no local, presença de água, energia, local para higiene pessoal etc;

● Recomendações para uma perfeita execução.

 Planejamento da obra: aqui planejamos o início da fundação e a previsão de término, quantos trabalhadores serão necessários na obra, quais maquinários serão utilizados, etc.

● Além disso, a equipe da WAP também faz o contato com as demais frentes envolvidas na obra, garantindo que tudo esteja alinhado e que não haja nenhum tipo de atraso.

 

 

3) EXECUÇÃO

Por fim, na terceira etapa é realizada, de fato, a perfuração. Entretanto, dentro dessa fase ainda são realizados diversos procedimentos importantes para garantir que a execução seja feita com total aproveitamento. Dentre eles, estão:

 Integração de Segurança do Trabalho: para certificar-se de que o local oferece todas as normas de segurança estabelecidas por lei para os trabalhadores, garantindo, assim, a segurança de toda a equipe envolvida no trabalho;

● Mobilização do Maquinário: transporte do maquinário até o local da obra;

● Montagem do Equipamento: após chegar no local da obra, nossa equipe, composta por profissionais de alta competência, irá realizar a montagem do maquinário e realizar a perfuração de teste.

● Execução da Perfuração das Estacas: depois de todo esse passo a passo, finalmente, iniciamos a execução da perfuração da estaca e a sua concretagem. Todo o processo é realizado com auxílio de um computador de monitoramento que auxilia na nivelagem do equipamento e medição de todo o trabalho.

● Boletim Diário de Obra: Ao longo de todo o processo de fundação, nossa equipe emite boletins diários que são enviados para o cliente, de forma digital, informando a situação da operação, em qual fase se encontra, se as condições da perfuração estão boas ou se houve algum fator externo que causou modificações no planejamento, sempre com o intuito de proporcionar uma obra com segurança, qualidade, respeitando o orçamento previamente estipulado.

 

4) ENCERRAMENTO

Após o encerramento da fundação, nós ainda realizamos alguns procedimentos pós-operação, como:

● Pesquisa de satisfação pós obra;

● Entrevista de encerramento da obra: conversamos individualmente com o cliente e realizamos a pesquisa NPS para entender sua avaliação sobre nossos serviços. Nessa fase, o objetivo é entender, de fato, como o cliente avalia o serviço prestado pela WAP. O que ele mais gostou no processo, o que não gostou tanto assim que poderia ser melhorado, etc. Entender o nível de satisfação do cliente é fundamental para continuarmos evoluindo na prestação de nossos serviços.



Diferenciais da equipe WAP:

A WAP conta ainda com alguns diferenciais, em cada uma das quatro etapas do processo de fundação, que os destaca frente às demais empresas que oferecem esse serviço. Entre os principais diferenciais, estão:

 

  • Equipe com profissionais experientes, com vivência prática em projetos de

fundação;

  • Uso de dispositivos tecnológicos, que permitem o acompanhamento em tempo real, pelo cliente, de todas as etapas da obra;

  • Equipe certificada e treinada;

  • Boas práticas para reduzir atrasos na operação;

  • Documentação atualizada e digital;

  • Empresa homologada em plataforma de gestão de terceiros;

  • Um líder de obra dedicado in loco, que é responsável por coordenar as ações da obra e atuar prontamente na remoção de possíveis problemas que possam ocorrer;

  • Bomba de concreto própria, evitando eventuais atrasos;

  • Equipamentos realmente novos, com poucas horas com manutenções em dia, garantindo eficiência e qualidade na operação.

  • Todos os processos são MONITORADOS pela equipe de gestão da WAP seguindo os nossos valores.

  • O cliente acompanha a operação diariamente, com reuniões e boletins sobre os serviços prestados no dia.

  • Equipe com mais de 20 anos de experiência em fundações, garantindo qualidade, segurança e eficiência nas operações.

E mais uma novidade!

A partir de julho, a WAP será a única empresa de perfuração do solo do país capaz de disponibilizar os dados da perfuração em tempo real aos proprietários e todos os envolvidos na obra. Esse monitoramento será realizado através do aplicativo Inova Hélice, que permite o compartilhamento de informações como quantidade de estacas perfuradas, metros perfurados, início e fim da perfuração e concretagem, em tempo real para o acompanhamento dos clientes.

Inovação e tecnologia fazem parte da nossa cultura. Estamos sempre aprimorando nossos serviços para oferecer o melhor aos nossos clientes.